22 de jun. de 2010

Drinks com cachaça!

Oi gente!
Esse fds que passou, eu fui para Araxá no Festival de Cultura e Gastronomia!
Participei de um Workshop ensinando como fazer drinks com cachaça!
Todos ficaram uma delícia e para quem gosta, fica a dica! ;)

O Workshop foi apresentado pela Miriam Cerutti, autora do livro Coquetéis com Cachaça.
O livro possui 30 receitas de drinks com cachaça e várias diquinhas! É beeem legal!


Ela contou várias curiosidades que eu não tinha a mínima idéia!
Fiquei sabendo que o único destilado que pode ser misturado com qualquer bebida e com qualquer fruta (cítricas, doces, ácidas) é a cachaça!
São fabricados 3 bilhões de litros de cachaça por ano no Brasil, mas apenas 2% são exportados.
Minas é o maior produtor de cachaça artesanal do país, fabrica 260 milhões de litros por ano!
Ahhh e a cachaça utilizada para fazer os coquetéis, foi a cachaça DIVA! Foi eleita a melhor cachaça branca de Minas Gerais! Muito boa, adorei!

Foram 3 coquetéis, o primeiro, claro que não poderia faltar, foi como fazer uma Caipirinha bem feita!


- 1 dose de cachaça (50 ml)
- 1 limão
- 2 colheres de açúcar refinado
- 4 cubos de gelo

Cortar as duas extremidades do limão depois cortar em cruz tirando o miolo. Depois corte cada parte na metade, somando 8 partes.
Coloque o limão e o açúcar em um copo e amasse bem.
Junte a cachaça e o gelo e complete com água com gás. Completando com a água fica mais fácil degustar o drink. O primeiro gole é sempre forte, ele vai ficando mais suave depois da metade, completando com a água fica suave desde o começo!
Ficou uma delícia! Eu que não sou muito fã de caipirinha, amei! Ficou mais levinha com a água!


O segundo drink chama Lenda Mineira, mas eles apelidaram o drink de Xixi de Anjo!


- Liquidificador
- 1 dose de cachaça
- 2 doses de suco de maracujá de garafa
- 5 colheres de leite condensado e de creme de leite

Bata no liquidificador o suco, a cachaça, o creme de leite e o leite condensado.
Despeje no copo, coloque o gelo e pronto!
Esse eu ameeeei também! Ficou docinho, uma delícia!


O terceiro e último drink chama-se Caipiréia. (não tirei foto e não achei no site do festival)

- Meio copo com a fruta uva verde
- 2 colheres de geléia de pimenta e alecrim (a geléia substitui o açúcar)
- 1 dose de cachaça
- Gelo

Macerar a uva e a geléia, depois adicionar o restante dos ingredientes na coqueteleira e misturar!
Olha, esse drink ficou tuuudo! Amei! Meu predileto!

Bom, é isso! Recomendo para quem gosta de cachaça fazer esses drinks! ;)

Um beeeeijo

4 comentários:

  1. sam ja q vc aprendeu me convida pra eu degustar rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. eu quero tb ser convidado kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Samanta, adorei o seu blog! Muito util e criativo, vou fazer o Hugo te seguir! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Oi sammm eu amo caipirinha e nem imaginava que colocavam agua nelas kkkkkk

    ResponderExcluir